quarta-feira, 30 de abril de 2014

Resenha crítica do documentário "Pro dia nascer feliz"



Pro dia nascer feliz trata-se de um documentário que aborda tema associado ao sistema educacional brasileiro, mostrando a real situação das escolas, descrevendo diferentes contextos sociais, culturais e econômicos observado do ponto de vista da instituição associados ao aluno, professor e a família.
É uma tema muito interessante que rendeu até prêmios aos diretor João Jardim que teve a coragem de retratar através de depoimentos de pais, alunos e professores situações diferentes de escolas com estruturas precárias e escolas com estruturas modernas mostrando a desigualdade social, principalmente os alunos que sofrem pela pobreza e pela violência por culpa de uma má administração de recursos que deveriam ser investidos na educação, principalmente na escola pública.

Nossa educação pede socorro, onde os alunos se desistimulam colocando a culpa no professor devida sua falta na sala de aula, e  do outro o professor culpa o aluno, pois acham que os mesmos vão a escola por falta de alternativa.

De acordo com a (LDB), onde mostra que o aluno tem direito a “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, isso na prática mostra a chocante realidade, onde estudantes de uma cidade sofrem com o verdadeiro descaso por falta do ensino médio, e eram submetidos a se deslocarem para outro munícipio em um ônibus sucateado.

O documentário mostra fatos reais que existem no âmbito da educação onde o estudante não tem a mínima capacidade de ser aprovado, onde o próprio aluno tem consciência de que não sabe de nada, mesmo assim através de  um concenso é aprovado mostrando o problema associado ao ensino-aprendizagem.
O documentário nos mostra que os meios de comunicação ainda deixa muito a desejar, por ser desproporcional a grandiosidade que é o Brasil e que é possível através da iniciativa do povo soluções para igualar a vida social as exigências escolares.

 Infelizmente nossa política social e econômica faz de conta que a situação está normal, produzindo propagandas enganosas que todo brasileiro conhece perfeitamente que não é verdade, e que ainda uma minoria faz de conta que tudo está normal, e é aí que está o erro. Devemos colocar a boca no trombone reinvidicando nosso direitos principalmente na educação onde todos ganharam na aprendizagem e no ensino, principalmente enxergaremos com os olhos mais atentos para cobrarmos  à uma política hipocrita que tenta nos enganar de forma cínica.





Referências
BRASIL.
LDB: Lei de Di
retrizes e Bases da Educação Nacional
: lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed.
Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
CABRINI, Conceição. [Et. al.]
O Ensino de H
istória
: revisão urgente. 5. ed. São Paulo:
Brasiliense, 1994.
VASCONCELOS, Celso dos S.
Avaliação da Aprendizagem
: Práticas de Mudança por uma
Práxis Transformadora. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2003.





http://oolhodahistoria.org/n18/artigos/zildemar.pdf

terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto de rádio escolar em Fortaleza


Projeto de rádio escolar em Fortaleza ganha prêmio profissional de comunicação popular




Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Mozart Pinto de Fortaleza  no ano de 2011 osalunos se destacaram por criar um projeto de rádio escolar produzindo um programa sobre Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU conquistando o primeiro lugar no 5º.  Prêmio da Secretaria Municipal de Finanças, na categoria Comunicação Popular.

Com a ajuda do professor Marcos Aurélio da Silva Batista, instrutor de rádio na escola. Músico profissional, formado em História e Inglês, onde dá aula há 13 anos os alunos coordenados pelo professor tiveram que concorrer até com emissoras que tinham recursos técnicos superiores aos alunos.
As atividades da rádio eram gravadas através de softwares livres juntamente com a locução dos alunos, temas musicais, vinhetas, jingles, efeitos sonoros e outros recursos e, o mais interessante tudo era realizado na própria escola no contraturno das aulas.

Uma reunião era feita pra decidir qual tema seria escolhido para o programa e, logo após, com o tema escolhido os alunos se mobilizavam em busca de materiais para elaborar o projeto e em seguida as gravações eram feitas em um estúdio arquitetado na própria escola e, em seguida era feita uma mixagem, a edição final e, convertido em mp3
Os programas se destacavam por temas educativos e humorísticos, radionovela, radioteatro e narração de histórias ligada à escola através de caixas de som colocadas nas salas de aula e disponibilizados no blog da rádio escolar. Vários acessos foram feitos até mesmo de outros países.
Todos participavam até mesmo aqueles que não tinham uma boa leitura onde auxiliavam na mixagem e editavam o som.
O principal objetivo era o desenvolvimento individual e coletivo apresentando melhoria no comportamento, na participação, na desinibição, no interesse e no companheirismo.
.
O apresentador e radialista Nonato Albuquerque da Rádio O Povo/CBN, de Fortaleza, não poupou elogios, ele comentou que os programas realizados pelos estudantes poderia fazer parte de qualquer emissora educativa.
A intenção da Diretora é que o projeto seja mantido também em 2012.




A rádio tem um bloger:  http://www.emeifmozartpinto.blogspot.com.br/%29 .



http://www.homolog.blogeducacao.web305.kinghost.net/2012/03/projeto-de-radio-escolar-em-fortaleza-ganha-premio-profissional-de-comunicacao-popular/


COLÉGIO ESPAÇO ABERTO




No Colégio Espaço Aberto que fica em Fortaleza foi um dos primeiros colégios a revolucionar a aproximação de aluno com professor, pois antes era só um cursinho, mais com um passar do tempo virou escola em 21 de Fevereiro de 1996, procurando sempre incentivar e encorajar o aluno a uma busca no processo de crescimento pessoal e intelectual.


É um colégio diferenciado na sua forma de acompanhar o aluno: O esporte é incentivado através de escolinhas e seleções de voleibol, futsal, basquetebol, ginástica rítmica, dança e capoeira.

São promovidas Olimpíadas escolares a nível nacional e estadual em diversas disciplinas e, já destacou vários campeões estaduais e brasileiros em disciplinas como Física (OBF), da Robótica (OBR), Astronomia (OBA), Informática (OBI), e muitas.


http://www.guiaexclusivo.com.br/espacoaberto

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Escola pública no interior do Piauí é considerada a melhor de ensino méd...




As dificuldades não foram  obstáculos para os alunos de uma Escola Pública no Piauí que se destacou com o empenho de professores e o bom aprendizado dos alunos renderam para a escola muitos prêmios nacionais como medalhas olímpicas nas disciplinas de português, matemática e química.



http://www.youtube.com/watch?v=tzxDth0wdEw


Escola de Tocantins é selecionada como modelo




Educação basta querer vejam o exemplo de uma escola em Tocantins que se destacou devido aos projetos criados e aplicados aproveitando a estrutura da escola e com gastos a baixo custo.
Os alunos mostram-se empenhados pois a escola mostra ambientes diferentes que estimulam os alunos como agricultura, músicas e outros  projetos que estimulam os alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=3x8j5_mp5so

EDUCAÇÃO E DESEMPENHO






EDUCAÇÃO E BOM DESEMPENHO






O entretenimento é muito interessante entre professor e o aluno quando se trata de uma boa aprendizagem, pois não é só o professor deve mostra empenho, também o aluno que deve aproveitar máximo do que seu professor tem de mostrar no ensino.

É importante que o aluno tenha força de vontade para que as aulas fiquem mais interessantes e para que isso aconteça é necessário que o aluno fique atento nas aulas e participe



http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/dicas-para-um-melhor-aproveitamento-das-aulas.htm

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ensino fundamental no Brasil tem várias falhas



Nessa reportagem exibida pelo Jornal Nacional mostra que a educação no Brasil ainda deixa muito a desejar, mostrando a verdadeira realidade intelectual e estrutural das nossas escolas no país.
No Brasil cerca de 700 estudantes do ensino infantil com idade entre  6 a 14 anos ainda estão fora da escola e, o Estado com o pior desempenho é o  Para segundo pesquisas no Ideb indicador de qualidade do Ministério da Educação com alunos do quinto ano.

http://www.youtube.com/watch?v=Jem6N1cs3ww

ENSINO MÉDIO





Um dos principais desinteresses do aluno no ensino médio é a falta de opção na educação profissional onde o estudante se sente desinteressado e enfadonho, com isso abandona a sala de aula.
No Brasil não é diferente o governo tenta usar planos para elevar o índice de conclusão do ensino médio com o mesmo patamar dos países desenvolvidos e isso é de fundamental importância por existir uma forte pressão socioeconômica.

 No ensino médio o governo tenta investir em programas integrando a educação profissional com o ensino médio tradicional e a flexibilização do currículo criando disciplinas para que o aluno possa desenvolver seu aprendizado.

http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/169/o-ensino-medio-e-seus-caminhos-234935-1.asp

EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse vídeo é muito interessante, pois a professora coloca em prática uma modalidade muito interessante que é à roda de leitura para a turma de Educação Infantil que tem o objetivo de trabalhar a relação entre textos e abordagem de autores novos. 
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/video-apresente-livros-poesia-cultura-oral-criancas-772454.shtml


EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO
Etapas do ensino asseguram cidadania para crianças e jovens
Saiba quais são as etapas de ensino da Educação Básica no Brasil


Muito interessante essa reportagem, pois mostra cada etapa para a educação no Brasil onde as etapas de escolaridade no país compreendem em:
·          a educação infantil (para crianças com até cinco anos);
·          o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) ;
·         e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).
É indispensável a  formação do exercício da cidadania, tendo como  objetivo para a educação básica fornecer maneiras para  que os estudantes posteriormente possam progredir nos ensinos superior ou em outra modalidade.
Todos sabem que é obrigação do Estado garantir o direito de todo cidadão a frequentar a escola regular em qualquer idade.
http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/04/etapas-do-ensino-asseguram-cidadania-para-criancas-e-jovens