Resenha crítica do documentário "Pro
dia nascer feliz"
Pro dia nascer feliz trata-se de
um documentário que aborda tema associado ao sistema educacional brasileiro,
mostrando a real situação das escolas, descrevendo diferentes contextos
sociais, culturais e econômicos observado do ponto de vista da instituição
associados ao aluno, professor e a família.
É uma tema muito
interessante que rendeu até prêmios aos diretor João Jardim que teve a coragem
de retratar através de depoimentos de pais, alunos e professores situações
diferentes de escolas com estruturas precárias e escolas com estruturas
modernas mostrando a desigualdade social, principalmente os alunos que sofrem
pela pobreza e pela violência por culpa de uma má administração de recursos que
deveriam ser investidos na educação, principalmente na escola pública.
Nossa educação pede
socorro, onde os alunos se desistimulam colocando a culpa no professor devida
sua falta na sala de aula, e do outro o
professor culpa o aluno, pois acham que os mesmos vão a escola por falta de alternativa.
De acordo com a (LDB), onde mostra que o aluno tem
direito a “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, isso
na prática mostra a chocante realidade, onde estudantes de uma cidade sofrem
com o verdadeiro descaso por falta do ensino médio, e eram submetidos a se
deslocarem para outro munícipio em um ônibus sucateado.
O documentário mostra fatos reais que existem no âmbito
da educação onde o estudante não tem a mínima capacidade de ser aprovado, onde
o próprio aluno tem consciência de que não sabe de nada, mesmo assim através
de um concenso é aprovado mostrando o
problema associado ao ensino-aprendizagem.
O documentário nos mostra que os meios de comunicação
ainda deixa muito a desejar, por ser desproporcional a grandiosidade que é o
Brasil e que é possível através da iniciativa do povo soluções para igualar a
vida social as exigências escolares.
Infelizmente
nossa política social e econômica faz de conta que a situação está normal,
produzindo propagandas enganosas que todo brasileiro conhece perfeitamente que
não é verdade, e que ainda uma minoria faz de conta que tudo está normal, e é
aí que está o erro. Devemos colocar a boca no trombone reinvidicando nosso
direitos principalmente na educação onde todos ganharam na aprendizagem e no
ensino, principalmente enxergaremos com os olhos mais atentos para
cobrarmos à uma política hipocrita que tenta
nos enganar de forma cínica.
Referências
BRASIL.
LDB: Lei de Di
retrizes e Bases da Educação Nacional
: lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases
da educação nacional. 5. ed.
Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições
Câmara, 2010.
CABRINI, Conceição. [Et. al.]
O Ensino de H
istória
: revisão urgente. 5. ed. São Paulo:
Brasiliense, 1994.
VASCONCELOS, Celso dos S.
Avaliação da Aprendizagem
: Práticas de Mudança por uma
Práxis Transformadora. 6. ed. São Paulo: Libertad,
2003.
http://oolhodahistoria.org/n18/artigos/zildemar.pdf
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