quarta-feira, 30 de abril de 2014

Resenha crítica do documentário "Pro dia nascer feliz"



Pro dia nascer feliz trata-se de um documentário que aborda tema associado ao sistema educacional brasileiro, mostrando a real situação das escolas, descrevendo diferentes contextos sociais, culturais e econômicos observado do ponto de vista da instituição associados ao aluno, professor e a família.
É uma tema muito interessante que rendeu até prêmios aos diretor João Jardim que teve a coragem de retratar através de depoimentos de pais, alunos e professores situações diferentes de escolas com estruturas precárias e escolas com estruturas modernas mostrando a desigualdade social, principalmente os alunos que sofrem pela pobreza e pela violência por culpa de uma má administração de recursos que deveriam ser investidos na educação, principalmente na escola pública.

Nossa educação pede socorro, onde os alunos se desistimulam colocando a culpa no professor devida sua falta na sala de aula, e  do outro o professor culpa o aluno, pois acham que os mesmos vão a escola por falta de alternativa.

De acordo com a (LDB), onde mostra que o aluno tem direito a “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, isso na prática mostra a chocante realidade, onde estudantes de uma cidade sofrem com o verdadeiro descaso por falta do ensino médio, e eram submetidos a se deslocarem para outro munícipio em um ônibus sucateado.

O documentário mostra fatos reais que existem no âmbito da educação onde o estudante não tem a mínima capacidade de ser aprovado, onde o próprio aluno tem consciência de que não sabe de nada, mesmo assim através de  um concenso é aprovado mostrando o problema associado ao ensino-aprendizagem.
O documentário nos mostra que os meios de comunicação ainda deixa muito a desejar, por ser desproporcional a grandiosidade que é o Brasil e que é possível através da iniciativa do povo soluções para igualar a vida social as exigências escolares.

 Infelizmente nossa política social e econômica faz de conta que a situação está normal, produzindo propagandas enganosas que todo brasileiro conhece perfeitamente que não é verdade, e que ainda uma minoria faz de conta que tudo está normal, e é aí que está o erro. Devemos colocar a boca no trombone reinvidicando nosso direitos principalmente na educação onde todos ganharam na aprendizagem e no ensino, principalmente enxergaremos com os olhos mais atentos para cobrarmos  à uma política hipocrita que tenta nos enganar de forma cínica.





Referências
BRASIL.
LDB: Lei de Di
retrizes e Bases da Educação Nacional
: lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed.
Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
CABRINI, Conceição. [Et. al.]
O Ensino de H
istória
: revisão urgente. 5. ed. São Paulo:
Brasiliense, 1994.
VASCONCELOS, Celso dos S.
Avaliação da Aprendizagem
: Práticas de Mudança por uma
Práxis Transformadora. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2003.





http://oolhodahistoria.org/n18/artigos/zildemar.pdf

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